5 cuidados essenciais na terceira idade

5 cuidados essenciais na terceira idade

O envelhecimento traz consigo algumas dificuldades no dia a dia daquele que está passando por este estágio da vida, como por exemplo, a perda de algumas capacidades físicas e mentais.

 

Diante disso, é importante que a família do idoso atente-se a alguns fatores que visam manter a qualidade de vida e saúde do ente querido, tais como, a alimentação, os medicamentos, os exercícios físicos, e também a vida social do idoso.

 

Mas então, o que fazer para que o seu ente querido tenha uma velhice tranquila?

Confira os 5 principais cuidados que tornam a vida do idoso mais saudável e segura:

 

1. Alimentação Saudável

A alimentação saudável não se restringe apenas a rotina do idoso, porém neste estágio de vida o controle sobre seu alimento se torna ainda mais importante para manter a saúde em dia.

 

A dieta deve ser equilibrada e completa, contendo todos os nutrientes que nosso corpo necessita, dentre eles estão as vitaminas, fibras, proteínas, cálcio e inclusive gorduras. É necessário consultar um nutricionista para que o profissional possa prescrever a dieta ideal que o idoso precisa, contendo os legumes, as frutas e as carnes que devem compor esta dieta.

Além disso, o profissional orientará o cuidador responsável às quantidades que o idoso deve consumir por dia. As quantidades de cada alimento são cruciais para suprir a necessidade energética que cada pessoa carece.

 

2. Exercícios Físicos

Os exercícios físicos auxiliam no fortalecimento da musculatura e na circulação sanguínea. É importante ressaltar que todos os exercícios devem respeitar o limite de cada idoso.

 

Há algumas atividades recomendadas para pessoas na terceira idade, como por exemplo, caminhada, musculação e hidroginástica, são modalidades que devem ser realizadas regularmente, mas sempre autorizadas por um médico.

 

3. Acompanhamento Médico

Levando em consideração que durante o envelhecimento, ficamos passíveis à sérias doenças, como é o caso de Osteoporose, Alzheimer, Diabetes e inclusive Câncer, é de extrema importância manter o acompanhamento médico presente na rotina do idoso.

 

O cuidador deve se certificar que as consultas e os exames estão sendo realizados, e que as devidas medicações estão em dia. É importante que o médico responsável revise todas as medicações durante as consultas, todos os remédios devem ser prescritos.

 

4. Segurança em Casa

A segurança dentro da casa que reside o idoso deve ser redobrada. Como estão mais vulneráveis, os cômodos da casa devem ser readaptados visando a rotina praticada pelo idoso. É importante atentar-se aos espaços utilizados pela pessoa idosa durante o dia, pois ao se locomover pela residência o idoso necessitará de locais para se apoiar e se equilibrar.

 

Se sua casa possuir escadas, é crucial que ela possua corrimãos, além disso os pisos devem ser antiderrapantes dificultando possíveis quedas. Os banheiros também são locais essenciais de readaptação, ao utilizar o vaso sanitário, o idoso precisará de barras de apoio, durante o banho estas barras devem estar presentes junto a uma cadeira, assim facilitará atividades diárias presentes na vida do idoso.  

 

5.  Relações Sociais        

Estar em contato com a família, amigos ou grupos da terceira idade é fundamental para manter a qualidade de vida do idoso. A saúde física de quem está na terceira idade também depende da saúde mental e emocional. Caso não saiba como introduzir uma vida social ao idoso, psicólogos e terapeutas podem lhe ajudar nesta questão.

 

Independentemente de como for, as relações sociais possuem um papel muito importante continuar com a vida na terceira idade, estas interações incentivam os idosos a cuidarem de si mesmos, e buscarem uma vida feliz.

 

Enfim, a velhice não é a incapacidade da vida humana. É preciso se adaptar à nova rotina para passar por este estágio com saúde e disposição. Por isso, manter estes cuidados básicos são tão importantes para rotina de quem vive a terceira idade. 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.