Home Care: o que é, como funciona e quais são os benefícios

Home Care: o que é, como funciona e quais são os benefícios

Home Care, ou Assistência Médica Domiciliar, é o serviço exercido por profissionais da saúde à pacientes que necessitam de qualidade de vida e/ou cuidados em sua casa.

A Assistência Médica Domiciliar, permite a desospitalização antecipada dos pacientes, e visa oferecer cuidados a pessoas que possuem doenças crônicas e carecem de atenção especial diária. Estes cuidados em casa oferecem suporte a pessoas idosas, portadores de alguma deficiência, pacientes em tratamento de recuperação, como também a qualquer pessoa que possui necessidades especiais.

O serviço de Home Care pode ser de curto, médio e longo prazo, dependendo do caso de cada paciente. Além disso, dentro do modelo de Home Care é possível contar com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, médico, enfermeiros, serviço de curativos, antibioticoterapia, entre outros procedimentos técnicos. Seguindo no modelo de Home Care, os pacientes e familiares podem contratar o serviço de internação domiciliar, que compreende no acompanhamento presencial de um membro da equipe de enfermagem na residência do enfermo, por 12h ou 24h por dia.


Benefícios do Home Care

Conforto: Para a realização de tratamentos e desospitalização é necessário que o paciente esteja em lugares que ofereçam conforto. E na maioria das vezes, este lugar é a própria residência do paciente.

Autonomia: Os profissionais da saúde que atuam no modelo de Assistência Médica Domiciliar, são capacitados a oferecerem independência aos pacientes, dentro do que lhe é permitido. Isso mantém o paciente mais ativo, saudável e seguro.

Humanização do Atendimento: O atendimento é realizado com foco total no paciente, pois o profissional da saúde visa sua atenção 100% no paciente à domicílio. Isso torna o serviço mais humano, zeloso e especial.

Reduz a sensação de isolamento: Os cuidados à domicílio possibilitam que o profissional da saúde opere 24h ao lado do paciente, permitindo que o mesmo siga sua rotina de casa normalmente. Isso traz benefícios físicos e mentais aos pacientes.


Como funciona o Home Care?

O serviço de Home Care pode variar conforme as necessidades de cada paciente. Mas, é importante atentarmos às especificações gerais deste modelo, o atendimento Home Care é diferente do atendimento prestado por cuidadores.

No modelo de Home Care os profissionais atuantes precisam ter conhecimentos técnicos de saúde para realizarem procedimentos específicos. Ainda, dependendo da situação do paciente, a Assistência Médica Domiciliar oferece visitas periódicas de diversos profissionais especialistas em um segmento da saúde, como por exemplo fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, médico, entre outros.

Nas atividades realizadas por cuidadores é compreendido o auxílio básico ao paciente, como o apoio a atividades diárias que pessoas debilitadas necessitam.


Há casos de pacientes que necessitam dos dois tipos de serviços: Home Care e Cuidadores. Em caso de dúvidas de qual cuidado será necessário ao seu ente querido, é importante consultar o médico responsável que possa avaliar a situação do quadro do paciente, e lhe indicar a melhor forma de conduzir os cuidados a fim de proporcionar mais qualidade de vida ao enfermo.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.