Residencial Geriátrico: o que é, para quem é indicado e quais são os benefícios

Residencial Geriátrico: o que é, para quem é indicado e quais são os benefícios

O Residencial Geriátrico tem como objetivo acolher idosos, com ou sem limitações, estimulando-os a conviverem socialmente, com segurança e cuidados 24h por dia. Além disso, os residentes realizam atividades físicas e mentais diariamente, estas práticas fazem parte do processo de qualidade de vida e envelhecimento tranquilo oferecido pelo Residencial Geriátrico.

A estada do idoso pode ser temporária ou permanente, dependendo do quadro de cada acolhido. Ainda, um Residencial Geriátrico deve funcionar como se fosse um lar, pois toda pessoa idosa acolhida pelo Residencial deve receber os cuidados de higiene, alimentação, administração de medicamentos e conforto que seu lar o ofereceria. Além disso, estar em um ambiente que remeta ao próprio lar preserva o estado mental do residente, pois o impacto da mudança de ambiente é contido pela rotina semelhante que é aplicada pela instituição.

Para quem é indicado?

O Residencial Geriátrico é indicado a pessoas idosas, que enfrentam problemas em virtude do envelhecimento, ou até mesmo aqueles que não desejam estar sozinhos em isolamento social e buscam por novas convivências em um Residencial Geriátrico. A instituição também é indicada àqueles que vivem com familiares que não conseguem oferecer todo o suporte que o ente querido necessita no dia a dia.

Há muitas instituições que integram os familiares ao dia a dia do idoso, realizando atividades dinâmicas e estimulantes. É uma forma de manter vivo o vínculo do familiar e do residente, aumentando a autoestima, e reduzindo a sensação de abandono, que por muitas vezes aflora nos idosos acolhidos.

Benefícios do Residencial Geriátrico:

 

– O idoso pode trocar novas experiências, e conviver com pessoas de sua faixa etária;

– Cuidado e zelo 24h por dia relativo à necessidade de cada residente, realizados por profissionais especializados em cuidados com o idoso;

– Segurança e conforto oferecidos por uma infraestrutura moldada para o dia a dia de uma pessoa idosa;

– Atividades estimulantes, dinâmicas e de autoestima, que ajudam a manter a saúde física e mental;

– Os idosos recebem orientações diárias sobre o autocuidado, o que o faz se sentir independente e útil, sentimentos muito agregadores à pessoa idosa.

 

Além de tudo isso, a escolha do Residencial Geriátrico é crucial para garantir a boa experiência do idoso e dos familiares. A instituição escolhida deve atender as necessidades completas do futuro residente, além de lhe oferecer qualidade de vida.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.